domingo, 17 de julho de 2011

E alguém falou o que eu queria dizer e não disse...

                                                                    O Hábito de Rotular Pessoas
                                                                  
"O nosso planeta é habitado por vários tipos de criaturas, e entre elas os seres humanos. Plantas e animais apenas vivem. Agem e reagem sobre o meio-ambiente, guiados apenas pelos instintos. Mas o homem existe e pode modificar a sua existência e atuar em seu meio, modificando-o. À medida que o homem evolui ele não apenas existe, mas transcende à própria existência.

A complexidade das estruturas psíquicas do homem faz com que ele reaja positiva ou negativamente diante dos estímulos externos, mediante o seu livre-arbítrio.

Dessas reações decorrem as demonstrações de força ou fraqueza, coragem ou covardia, fé ou descrença, amor ou ódio, altruísmo ou egoísmo, humildade ou orgulho.

Um dos hábitos enraizados profundamente nos homens é o de rotular, coisas, situações e pessoas. Rotula-se pessoas com dificuldades de raciocínio de retardadas. Rotula-se os deficientes físicos de incapacitados. Rotula-se ricos, pobres, bonitos, feios, bêbados, homossexuais, prostitutas, negros, heróis, bandidos e tantos rótulos que se torna impossível enumerá-los.

É ruim rotular porque esquecemos que por traz dos rótulos existem pessoas que amam, odeiam, choram, riem, possuem toda uma gama de sentimentos e qualidades próprias dos seres humanos."

  Amílcar Del Chiaro Filho
                                                                                            ***
Rótulos são para coisas...não para pessoas.
 

Sonho de menina

Um sonho...
Ei...eu tenho um sonho
E eis que um dia ele acontecerá
Por meios normais ou laboratoriais...
não importa como será

Clonarei a mim mesma
Mas não como a ovelha dolly
Um dia serei mãe de uma menina
Mesmo que a adote

Havia gostado do nome Luna
Por ser enigmática e uma única face mostrar
O pai seria lunático de amor
Por esse ser que havera de chegar

Mas mudei de opinião
E se não mudar de novo
Ela chamará-se Marie Claire
Nome sutil de mulher.
By me...

Para repensar o impulso de usar a tecla delete

                                              A memória (humana)não pode ser deletada

Não há como deletar pessoas, pois ao tentar fazê -lo, as guardaremos mais intesamente dentro de nós. 


- Diariamente podemos plantar flores ou acumular lixo no solo da memória.
- Como não é possível deletar o passado, a grande possibilidade de incorporar novas características de personalidade e superar traumas e transtornos emocionais é reeditar o filme do inconsciente.
- Reeditar o filme do inconsciente ou reescrever a memória é construir novas experiências que serão arquivadas no lugar das antigas.
- A educação que varreu os séculos não compreendeu que se reeditarmos o filme do inconsciente de maneira inteligente seremos autores da nossa história. Caso contrário, seremos vítimas das nossas mazelas.
Por Augusto Cury, pag.110/111 do livro Pais Brilhantes,Professores Fascinantes.
                                                       ***
                                              Pessoas e sentimentos não são descartáveis. Se os fazemos, acontecerá conosco o que acontece com o meio ambiente...seremos tomados por enxurradas de sentimentos ruins que nos inundarão e nos manterão aprisionados sem poder caminhar pelas ruas de nossas emoções, pois ao tentar descartar, sempre o fazemos de maneira incorreta, pois jogamos fora o que não" nos serve mais" em qualquer lugar.E o resultado são desmoronamentos, tsunamis, tufões, erupções, etc.
                                           Embora a moda seja ser banal, descartável para ser reciclável, acho que com seres humanos isso não acontece da mesma forma e saímos por aí criando lixões de pessoas...e o que fazer com elas?Qual será a cor do depósito onde poderemos descartar essas pessoas ou esses sentimentos?Será que ao fazermos, sentiremos nos mais leves?Ou carregaremos aprisionados dentro de nossa consciência a culpa do descarte?
By me...