sábado, 6 de agosto de 2011

È preciso ser resiliente...e afinal o que é isso?

                          A primeira vez que ouvi a palavra resiliência, foi em uma oficina de teatro para quem coordena o FESTUERN nas escolas municipais e estaduais do estado do RN, comandado pela UERN Mossoró.O nome do professor esqueci, apesar de ser uma pessoa extremamente inesquecível, acho até que o mesmo trabalha com Artes, música , etc, da referida Instituição.Fiquei exatamente com aquela palavra na cabeça, pois não sabia seu significado, mas pelo contexto deu pra entender do que se tratava.


                           Há pouco tempo atrás, li que quando houve os ataques daquele inesquecível 11 de setembro nos Estados Unidos, o então presidente Bush, distribuiu cartilhas incentivando as pessoas a terem resiliência e recomeçarem suas vidas apesar de todas adversidades.Dessa forma, abaixo, cito o significado retirado do Wikipédia o conceito de RESILIÊNCIA:
 
"Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.
É medida em percentual da energia devolvida após a deformação. Onde 0% indica que o material sofre deformações exclusivamente plásticas (plasticidade) e 100% exclusivamente elásticas (elasticidade) .
O cientista inglês Thomas Young foi um dos primeiros a usar o termo. Tudo aconteceu quando estudava a relação entre a tensão e a deformação de barras metálicas, em 1807. Resiliência para a física é, portanto, a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão.
A resiliência dos materiais, como o aço, é fator determinante para os profissionais de engenharia em todo mundo quando trata-se de estruturas de grande porte como: Ponte Rio-Niterói e a Cidade Administrativa de Minas Gerais e outras inúmeras estruturas construídas pelo homem. Este termo também tem origens na Economia da Natureza ou Ecologia. Pode ser definido como a capacidade de recuperação de um ambiente frente a um impacto, como por exemplo, uma queimada. Logo, o bioma cerrado costuma apresentar uma grande capacidade de resiliência após uma queimada.
Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilibrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse, ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilibrio."
Trocando em miúdos,é a nossa capacidade de chegar ao fundo do poço e ser impulsionado para cima pela força interior que possuímos...