quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Filosofia ou sensatez?

Como uma febre,uma dor de cabeça, algo assim que vai e vem rápido, assim sou eu nas vezes em que fico indignada com alguns pensamentos...e pensamentos que não dizem somente sobre o meu eu e o meu mundo, ou seja: família, trabalho e adjacentes...são questões que ultrapassam as minhas "janelas".No post de ontem, fui fundo no que penso o que é o existir (para mim), claro que envolvendo o meu universo que é educação.Passeei pelos componentes curriculares.
Hoje, vi um comentário numa rede social e rapidamente veio-me um "insight".Passando na rua,cruzo com o autor da frase que me chamou atenção.Ao parar para parabenizá-lo, adentramos numa variedade de assuntos, já que um assunto puxa o outro e quase já era noite quando resolvemos por fim a conversa, que pelo jeito ainda tem muito a render e com certeza depois postarei aqui.É que às vezes o que pensamos é tão forte que dá um certo medo de ser má interpretada (eu sou campeã nisso).Não sei dizer ao certo se é filosofia, divagação, ou outra coisa, mas sei que são pensamentos e que não farão mal a ninguém, muito pelo contrário...ah se uma parcela concordasse com oque discutismos.Por hora, posto um conceito de filosofia que encontrei por aí nessa rede, à procura daquilo que pudesse explicar-me essas "inquetações": 

"O que é filosofia? À primeira vista, fazer filosofia parece uma coisa inútil. Ficar refletindo sobre conceitos abstratos como verdade, liberdade e justiça, entre outros, parece não nos levar a lugar algum, como naquele filme “Monty Python e o Sentido da Vida. Mas, de fato, Sócrates mostrou o quanto é importante fazermos perguntas sobre nossas ideias, principalmente sobre aquelas da qual temos plena certeza. Para ele, refletir sobre aquilo que acreditamos saber ajuda-nos a rever nossos argumentos, seja para reforçá-los, seja para descobrir neles alguma falha. Sem um exame constante de nossas opiniões, crenças e valores, podemos nos tornar dogmáticos, imaginando que nosso conhecimento das pessoas e do mundo está pronto e acabado. A maneira de realizar essa análise das ideias é o diálogo, uma sucessão de perguntas precisamente formuladas e respostas que levam a novas perguntas. É por isso que Sócrates afirmou: “uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”. Assim, embora seja perfeitamente possível viver sem jamais indagar sobre os fundamentos das nossas crenças, quando o fazemos, nossa vida se transforma. É como no filme Sociedade dos Poetas Mortos, onde o professor interpretado por Robin Williams fala da importância de se estudar poesia: ao lidar com nossas emoções mais profundas, a poesia é aquilo que dá à nossa vida um sentido, uma razão para viver. Refletir sobre o que pensamos ser verdadeiro nos ensina a fazer o mesmo com a opinião dos outros: tornamo-nos mais cautelosos e menos propensos a acreditar imediatamente no que nos dizem e passamos a tomar nossas próprias decisões, sem depender do pensamento de mais ninguém. É por isso que, para Sócrates, a filosofia nos liberta: ao avaliarmos as opiniões em geral, tornamo-nos mais críticos e mais capazes de escolher, por nós mesmos, nossas crenças e valores."