domingo, 18 de setembro de 2011

Bom domingo, ótima semana!

Cause I can´t fight this feelling anymore: trilha sonora de muitos filmes e séries, entre eles Aladim,Crepúsculo,Glee, entre outros.
Acho que jamais demonstrei aqui meu lado criança, que já esqueceu de todos os filmes infantis que assistiu, das revistas em quadrinhos que impulsionaram-me a descobrir a leitura e consequentemente a escrita; as fábulas, contos entre outros que fizeram com que me emocionasse, usasse a imaginação, etc.Rsrsrs.Tudo mentira né?Eu sou aquela que cresci, "amadureci", mas que continua com um pé (ou quem sabe os dois) lá na infância.O que acontece hoje é que faço outras leituras.Às vezes relembro algo que foi lido por mim e que naquele momento da vida não foi capaz de provocar aquele entendimento, aquilo que o autor das histórias que eu li, dos filmes que assisti, queria passar. Hoje eu sei que cada (re)leitura que fazemos, mais coisas descobrimos, mais aperfeiçoamos, tipo "afinamos o faro", despertamos para o moral da história.Dessa forma, nesse domingo de uma só vez posto 3 leituras intertextuais.O restante vcs decifram por mim tá certo? Talvez nem contenha nexo ou será que tem?Rsrsrsrs...
***
O laço e o abraço
Meu Deus! Como é engraçado! Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço… uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim é que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando…devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço. Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso…Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
Mário Quintana
***

Ah, em rima...

Amor, então,
também acaba?
Não, que eu saiba.
O que eu sei
é que se transforma
numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima.


Paulo Leminski