segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Antes de falar sobre alguém tão polêmico...um breve histórico

 Por muito tempo eu tive vergonha de demonstrar que gostava de algumas músicas de Raul Seixas por saber de alguns episódios de vida dele, principalmente pelo que aprendi que o mesmo tinha feito pactos para alcançar o sucesso e até me recusava a cantar algumas canções...depois, deixei o lado "ruim" da vida que ele quis levar e foquei na interpretação das músicas que eu gostava e como cada leitor é um leitor, eu procurei descobrir as coisas positivas que haviam nas canções e o que me trariam de reflexão.Um dia, lendo um livro deparei-me com "Ouro de Tolo" e comecei a refletir naquela música que na minha concepção fazia uma crítica aos que pensam que atingiram um certo nível social, adquiram bens materiais ou entraram para o high society, a vida estava completa.Bom, Raul já se foi e faz tempo e tirando a história do disco voador(talvez o disco voador fosse a própria cabeça dele que voava sem direção, nem destino certo pra parar) eu gosto da inquietação de "Ouro de Tolo" e da hipocrisia em que sentimos ou não felizes na aquisição de certos padrões que exigem uma sociedade cada vez mais exclusória e preconceituosa.Acho que ele foi um grande compositor, antes de todas as polêmicas em sua volta.Não penso e nem faço o que ele fazia, mas gostar de refletir sobre as coisas da vida e as bobagens, os achismos de uma vida que é efêmera, me faz feliz.
Breve Histórico:
"Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um famoso cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza".
Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing"[4]. Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras(1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley."
Letra da música Ouro de Tolo

Ouro de Tolo

Raul Seixas

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...
Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73...
Eu devia estar alegre
E satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado
Fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa...
Ah!
Eu devia estar sorrindo
E orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa...
Eu devia estar contente
Por ter conseguido
Tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado...
Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto "e daí?"
Eu tenho uma porção
De coisas grandes prá conquistar
E eu não posso ficar aí parado...
Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Prá ir com a família
No Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos...
Ah!
Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro
Jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco...
É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...
E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...
Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...

Só pra contrariar , um vídeo básico de uma outra banda que também mostram alguns dos meus conceitos...talvez seja isso chamado de paradoxo, mas como eu sou a soma das minhas escolhas, tá valendo!

Participação nesse post:
http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48326/
You Tube
Wikipedia

3 comentários:

  1. Ele talvez devesse realmente agradecer ao Senhor, mas como julgá-lo se nem sei se essa música foi uma ficção, se ele viveu essa realidade e mais:quem sou eu pra atirar a primeira pedra?

    ResponderExcluir
  2. Olá Mary!
    Algumas vezes impressado no mundo e seus valores,me refugiei ouvindo Raulzito.E vc assumir a admiração pela obra dele,mostra o quanto és grandiosa e tem bom gosto.Ouro tolo prova o que todos dizem,que a verdadeira felicidade não está em possuir as coisas materiais. Este teu blog bem que poderia se chamar de ostra : cada vez que visito encontro uma pérola!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Lisonjeada caro Non...aliás, "díssima".Estive um pouco afastada da rede ou quando estava estava estudando ou trabalhando, sem tempo de vir aqui postar algo.O cansaço quase dominando-me, quando subtamente venho aqui e revigoro-me ao ler o seu comentário.Obrigaduuuuuuuuuuuuuuu!!!!Vc é corajoso,autêntico e amigo!!!!

    ResponderExcluir

Put your comment here please!!!!Thanks!